Um curso destinado ao desenvolvimento de competências emocionais para lidar com o sofrimento (do próprio e do outro) perante a Morte e para a aquisição de recursos chave para o apoio existencial a pessoas em fim de vida e à sua família.
“O grande problema não é saber o que se vai passar depois da morte, é saber se há vida ANTES da morte”
Pierre Rabhi
A AMARA
Este curso foi alvo de uma investigação científica (doutoramento de Carol Costeloe na Universidade de Kent, Reino Unido) que validou a sua importância para profissionais de saúde.
Formação de desenvolvimento pessoal e também para futuros voluntários da AMARA no acompanhamento de pessoas em fim de vida.
Identificar as ansiedades e os medos universais e individuais perante a morte e trabalhar recursos pessoais para lidar com o desconhecido e os desafios da vida.
Compreender as necessidades emocionais e espirituais de uma pessoa com doença crónica, avançada e progressiva e da sua família; entrar numa relação de ajuda com os mesmos, sem recorrer a mecanismos de fuga.
Identificar formas de reforçar o sentido da própria vida e a qualidade das relações pessoais.
Os cuidadores (formais e informais) irão beneficiar de suporte emocional e treino de competências na área da relação de ajuda, a fim de evitar o esgotamento e melhorar as suas competências de apoio existencial às pessoas que cuidam.
Como viver com mais plenitude e poder encarar o fim da vida de forma natural.
Os medos perante a vida e a morte que como nos limitam.
A descoberta interior dos recursos latentes em cada um.
Trazer sentido à própria vida.
O mal-estar do cuidador: as dificuldades dos cuidadores formais e informais perante os doentes em fase terminal.
As atitudes da relação de ajuda e a prática da escuta ativa.
O apoio psicológico ao doente e aos familiares.
As necessidades espirituais do doente em fim de vida: atitudes concretas para ajudar o doente a sentir-se mais em paz antes de morrer, independentemente das suas crenças religiosas.
Data limite de inscrições: 22 de setembro 2022.
Em caso de cancelamento até 10 dias antes da data de início do curso, a AMARA devolve 50% do sinal. Após este prazo, a devolução do sinal não será possível; nem reutilizar este valor noutra atividade.
Ao completarem a formação os formandos que ainda não sejam sócios da AMARA ficarão sócios, beneficiando de isenção de jóia e de quota no ano civil seguinte à formação. Para os associados que frequentaram esta formação irão beneficiar de isenção da quota no ano civil seguinte à formação. Após este período os voluntários ativos beneficiam de um valor de quota de 10€ em vez do valor normal de 30€.
Esta formação foi uma espécie de viagem. Primeiro ao nosso interior, aos nossos medos e experiências e, depois, ao mundo de cada um e de todos, através das partilhas tão enriquecedoras que fizemos. Toda a gente, independentemente da sua área de formação, devia passar por esta experiência e fazer esta formação! Obrigada!
Esta formação encheu-me a alma e fê-la vir cá fora mostrar um pouco de si. Os momentos de introspecção proporcionaram uma grande auto-descoberta, as experiências, o exemplo dos formadores abriram as portas a um mundo totalmente novo e adorei partilhar e ouvir as partilhas dos outros.